sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Convicções são prisões (nietzsche )



Nada é imutável, nenhuma verdade é absoluta. Quando achamos que somos possuidores da verdade nos sentimos no direito de julgar as pessoas, mas não é assim que a roda gira. Há muitas "verdades" no mundo em que vivemos, ou seja, as pessoas têm muitas opiniões e filosofias sobre os variados assuntos. Essa é a beleza do mundo em que vivemos, a variedade de crenças, credos e etc. No entanto, a certeza da soberania da sua crença com a crença do outro gera o preconceito e o desentendimento, que não precisa existir.

O ponto chave para a solução desses problemas se chama RESPEITO, quando há um respeito mútuo neutralizamos a ação do mau que assola o mundo, esse maldito preconceito. Não é necessario que se aceite, mas apenas que se respeite a cultura dos individuos, que se respeite as diferenças de cor, raça, credo...

Quando olhamos para trás, para a história do mundo, vemos que muitas injustiças foram cometidas graças as "certezas", sim, graças a petulância do homem em achar que aquilo em que ele acreditar tão fielmente é o correto( acontecimentos como a escravidão dos negros, a escravidão dos doentes com sindrome de down pela igreja cátolica, a caça as bruxas e etc) acorreram injustiças e atrocidades desnecessarias e irreparáveis.

Antes de planejarmos sair de casa temos que aguçar o nosso bom senso, ninguém é obrigado a ter os mesmos credos que os nossos e nada justifica utilizar a violência verbal ou física como forma de reivindicação , não seja ridiculo.

quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Passe a diante!


Estava conversando com uma amiga minha esses dias, enquanto riamos e fofocavamos bastante ela jogou o papelzinho de bala no chão, e eu como não suporto ver está prática peguei o papelzinho e disse a ela que ali tinha uma lata de lixo. Minha colega não pareceu ligar muito para o meu recado e disse que se eu pudesse "cagaria ecologicamente correto", achei um termo interessante e engraçado, mas o que veio depois foi um discussão sobre a ação e intervenção do homem na natureza, esclareci a ela que o pouco que fazemos já ajuda e bastante ao meio em que vivemos, e além de tudo, não fazemos isso por nós, fazemos isso pelas gerações vindouras, pois elas que sofrerão com a piora do saúde do nosso planeta. Minha amiga, que não é muito otimista disse "Murillo acha que pode mudar o mundo sozinho", foi uma colocação interessante, na verdade eu não posso mudar o mundo sozinho e isso é um fato, mas tem que começar por alguém, essa é a verdade.

Quando eu estava no primeiro ano do ensino médio fiz muitas amizades, dentre elas uma menina muito simpática e engajado nos hábitos ecologicos, ela me ensinou que os papeizinhos de bala podem esperar no bolso até que se ache uma cesta de lixo pelo caminho, assim passaram-se os anos, eu e os amigos que eu tinha em comum com essa doce menina nos afastamos, mas sempre que os encontro percebo que esse hábito em nós não morreu, eu nunca mais joguei lixo algum no chão. Então, funciona como uma "corrente do bem", isso mesmo, parecido com filme.

Agora, eu gostaria de despertar esse hábito em vocês também, que tal a partir de hoje tomarmos cuidado com o lugar onde jogamos nosso lixo? Assim, vocês também podem se sentir a vontade de buscar mais informações com relação a ecologia e ir adiquirindo "hábitos mais verdes". O convite está feito, vamos fazer a nossa parte para construirmos um mundo melhor. Passe essa idéia a diante